domingo, 4 de dezembro de 2016

Esquizofrenia

#serporto #espiritosanto #ruipedro #fcporto #xistrema #poesia #joker
Esquizofrenia

Veja lá Sr.Doutor,
O estado em que m’encontro,
Que num tempo de desconto
Sinto ódio e amor!?

Vou da depressão
À euforia!
Da prostração à alegria
Num choro d’exaltação!?

E tanto vejo trevas
Com’os campos Elíseos,
E nestes meus delírios
Já não tenho dúvidas!

Onde vi’o inferno,
Vejo agora o paraíso,
E largo um imenso sorriso
Do demo!

Sinto-me capaz
De conquistar o ceptro,
Mas estou nisso incerto
Como se faz!?

Eufórico não durmo,
Frustrado nem pestanejo,
E largo-me num ensejo
Sem rumo…

Quero e acredito,
Mas se não consigo?
Acha-me em perigo
D’apito?

Ouço lá uns silvos,
De cujo significado,
Se faria um tratado
De cem livros!

Uma nova ciência
De Psiquiatria,
Numa vasta literacia
De tod’a inocência!!

Ah, caro Doutor,
Tenh’o coração aos pulos,
Será p’la falta de golos
Ou do tremor?

Creio no Espírito Santo,
E na santa Igreja,
Mas qu’o meu mal seja
O desencanto?!

E perdendo o credo,
Não vivo do milagre,
Mas no travo agre
Não tenho medo!!

Sei-o diabo
Que me vem aqui tentar,
E que temos que ganhar
Fintando-lh’o rabo!

Sim, que mand’a mona
Pr’a nos embruxar,
E um boneco a jogar
Por ma(t)rafona!?

Isto são visões?
É o seu diagnóstico?
Mas eu nem sou agnóstico,
E acredito em dragões!?

Tenho que me curar
Destas aventesmas?
São como aneurismas?
Podem matar?

Pois nisto que mate,
Mas tão só o borrego!
Que viver com medo
É o próprio enfarte!!

E s’ainda acredito?
Quero acreditar!
Mas, estarei a delirar
Porque está escrito?

E aquela catarse
D’uma equipa unida?
Soube-me p’la vida
Como se dum êxtase!

É uma histeria?
Mas que quer, Doutor?
Entr’o ódio e o amor
Sobr’a esquizofrenia…

Mas s’esquizofrénico
Hoje a vida é bela,
E a semana é vê-la
Já como um balsâmico…

Pois tenh’a impressão
Qu’isto vai dar Pizza,
E se me solt’a risa,
É desta que fico são!!


Joker


Sem comentários:

>